Ata da 2ª. Assembléia da SBCat

LOCAL: Hotel Dall’Onder– Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

DATA: 12 de setembro de 2001

MESA COORDENADORA:

Martin Schmal (Presidente da SBCat)
Dilson Cardoso (Vice Presidente SBCat)
Luiz A. Magalhães Pontes (Diretor Tesoureiro da SBCat)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário da SBCat)
PRESENTES: 91 membros da SBCat, conforme folha de assinaturas.


1. Relato do "11o. Congresso Brasileiro de Catálise" e "1o Congresso de Catálise no Mercosul"

Foram relatadas as atividades realizadas no 11o CBCat e 1o Mercocat, que contaram com a participação de 284 inscritos (sendo 42 argentinos e 3 uruguaios e contando com a representação de pesquisadores oriundos de 9 países). Foram apresentado 233 trabalhos.
Foi destacada a informatização do processo de submissão e análise de artigos, o que gerou um ganho significativo na agilidade do processo.
Foi destacado o apoio financeiro por parte das empresas e de órgãos governamentais, entre eles a Recyt/MCT que permitiu a participação de numerosa delegação do Mercosul (18 argentinos e 3 uruguaios). Também foi destacada a presença de elevado número de alunos.
A Comissão Organizadora foi parabenizada pela excelente organização do Congresso.
2. Homologação da Diretoria e Representantes na IACS

Como a SBCat foi aprovada como membro efetivo da IACS, dois sócios devem ser indicados para atuarem como representantes na Associação Internacional de Sociedades de Catálise. Foram apresentados os candidatos Prof. Martin Schmal e Prof. Ulf Schuchardt. Esta representação é válida até o próximo congresso internacional que ocorrerá em 2004. Foi observado que o prof. Ulf não renovou sua afiliação à SBCat, que é uma condição necessária para atuar como representante na IACS. Assim, será dado o prazo de um mês a partir da data desta assembléia, para que a situação de sócio da SBCat seja regularizada. Atendida esta condição, a Assembléia homologou a indicação do prof. Martin Schmal e prof. Ulf Schuchardt como representantes do Brasil na IACS.
2.1. Eleição da Diretoria da SBCat
Parte da atual Diretoria da SBCat que foi reeleita, segundo seus Estatutos, iniciou seu mandato de dois anos em 01/2000 tendo como membros:

Martin Schmal – Presidente
Dilson Cardoso – Vice-Presidente
Roberto Fernando de Souza – Secretário
Luiz A. Magalhães Pontes – Tesoureiro (que substituiu Allan Kardec nesta função)
A Assembléia homologou a eleição desta diretoria da SBCat.

2.2. Logotipo da SBCat
Foi selecionado através de um concurso, executado em duas rodadas, devido às dificuldades que a Diretoria encontrou para a sua realização. A Assembléia homologou o logotipo atual da SBCat.

3. Congresso de Catálise do Mercosul

Foi realizado o "1º Congresso de Catálise do Mercosul" juntamente com o "11º Congresso Brasileiro de Catálise", conforme aprovado na última Assembléia. A idéia é realizar o Congresso do Mercosul a cada dois anos, juntamente com o congresso de catálise do país sede.
Em reunião realizada com os presentes do Mercosul, decidiu-se que pretende-se dar continuidade a este congresso, sendo o próximo na Argentina juntamente com as Jornadas Argentinas de Catálise.
Após o relato, a Assembléia aprovou a realização do "2o Congresso de Catálise do Mercosul" na Argentina, em 2003.
4. "12o Congresso Brasileiro de Catálise"

Foi discutido o local de realização do 12o CBCat sendo decidido que será realizado pela Regional Rio-Minas, em 2003, conforme a seqüência tradicional.
5. Revisão do Estatuto da SBCat

Foi relatado que o Estatuto da Sociedade Brasileira de Catálise tem alguns pontos que necessitam de revisão, porque não se tem condições de se praticar o que está descrito, ou algumas decisões que foram tomadas e não incorporadas ao mesmo. Os pontos que necessitam revisão são:
Artigo 8 item (b) menciona: “Acatar as deliberações dos órgãos diretores da SBCat”

Artigo 8 item (b) incluir: “Acatar as deliberações dos órgãos diretores da SBCat, especialmente quando estejam atuando em nome da Sociedade Brasileira de Catálise”

Artigo 13: A Assembléia Geral, órgão soberano da SBCat, é formada pela totalidade dos sócios e reunir-se-á:
item (a) menciona: “ordinariamente, no primeiro trimestre de cada ano, para homologação das decisões do Conselho Superior e da Diretoria”

Artigo 13 item (a) substituir por: “ordinariamente, em cada Congresso Brasileiro de Catálise, para homologação das decisões do Conselho Superior e da Diretoria”.

Artigo 16 menciona: O Conselho Superior será formado por 11 (onze) Conselheiros, a saber:
item (a) menciona: “4 (quatro) representantes dos Grupos Regionais, atualmente: Nordeste, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro”

Artigo 16, substituir por: O Conselho Superior será formado por:
item (a) substituir por: “Supervisor de cada Grupo Regional da SBCat, ou seu representante,”.

Artigo 16 parágrafo 1º menciona: “Os representantes dos Grupos Regionais serão indicados nas Assembléias Regionais, cuja regulamentação será objeto de normas regimentais.” |

Artigo 16 parágrafo 1º substituir por: Os Grupos Regionais serão identificados numericamente, por ordem geográfica a partir do Norte,

Artigo 16 parágrafo 2º menciona: “Os três representantes dos sócios coletivos que integrarão o 1º Conselho Superior, serão indicados em Reunião da Comissão de Catálise do IBP”

Artigo 16 parágrafo 2º substituir por: “Os três representantes dos sócios coletivos que integrarão o Conselho Superior, serão indicados pela Diretoria da SBCat e homologados pelo Conselho Superior”

Artigo 16 parágrafo 5º menciona:. O quadro de Conselheiros poderá ser alterado pela criação ou extinção de Grupos Regionais, devendo a alteração ser aprovada pela Assembléia Geral.

Artigo 16 parágrafo 5º substituir por: O quadro de Conselheiros poderá ser alterado pela criação ou extinção de Grupos Regionais.

Artigo 17 parágrafo 1º menciona: “O Conselho Superior reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano”:
a) no segundo semestre dos anos ímpares, para a análise da prestação de contas da gestão finda e para deliberar sobre o programa a orçamento da nova Diretoria;

Artigo 17 parágrafo 1º substituir por: “O Conselho Superior reunir-se-á ordinariamente a cada Congresso Brasileiro de Catálise para a análise da prestação de contas da gestão finda e para deliberar sobre o programa e orçamento da nova Diretoria”

Artigo 17 parágrafo 1º menciona: “O Conselho Superior reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano”:
b): no segundo semestre dos anos pares, para análise e revisão do programa e orçamento da Diretoria em exercício.

Artigo 17 parágrafo 1º, eliminar o item b):

Artigo 18 incluir o parágrafo 3º: “O processo para a eleição da Diretoria será organizado por uma Comissão Eleitoral formada pelo menos por 3 sócios efetivos da SBCat, nomeados pelo Conselho Superior, a qual será responsável por sua divulgação, recepção da inscrição dos candidatos, confecção das cédulas e apuração dos votos.”

Artigo 19 incluir item (l): “Escolher, entre seus sócios e ad referendum do Conselho Superior, os representantes da SBCat perante outros órgãos, conforme definido no item (d) do artigo 17.”

Todas as alterações e inclusões acima mencionadas foram aprovadas pela Assembléia da SBCat por unanimidade.
Segue em Anexo o novo texto dos Estatutos, contendo as alterações aqui aprovadas.
6. Título de Sócio Honorário para Martin Schmal, Leonardo Nogueira, Yiu Lau Lan e Roger Frety

A pedido da mesa a Sra. Ruth, Coordenadora da Regional Rio-Minas, leu a proposta idealizada pelo prof. Dilson Cardoso e aprovada pelo Conselho Superior de concessão de Título de Sócio Honorário para os Doutores Martin Schmal, Leonardo Nogueira, Yiu Lau Lan e Roger Frety. Após um relato da trajetória ímpar destes pesquisadores no estabelecimento das bases da catálise no Brasil, foi sugerida a entrega do título de sócio honorário para os mesmos.
A proposta foi aprovada por aclamação. O Prof. Schmal e o Prof. Leonardo Nogueira agradeceram emocionados.
Sem mais assuntos a tratar o Presidente da SBCat deu por encerrada a Assembléia.


Bento Gonçalves, 12 de setembro de 2001

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo