Ata da 7ª. Reunião da Diretoria da SBCat

LOCAL: Hotel do Frade / Angra dos Reis / RJ

DATA: 16/09/2003

MESA COORDENADORA:

Martin Schmal (Presidente)
Dilson Cardoso (Vice Presidente)
Luiz A. M. Pontes (Diretor Tesoureiro)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário)
CONVIDADO:

Victor Teixeira da Silva
1. Acompanhamento das Atividades do 12 CBCat

Victor fez uma apresentação de Relatório resumido do desenvolvimento do 12 CBCat. Foram submetidos 320 trabalhos, tendo sido aceitos 245, que serão objeto de apresentação nestes 4 dias de evento.
Itens discutidos:
Local: foram discutidas as dificuldades na escolha de local adequado para realização do evento na região do Rio de Janeiro sendo que o Hotel do Frade em Angra dos Reis representou o melhor compromisso entre qualidade, tamanho, vantagens oferecidas e preço.
Foram discutidos os patrocínios por empresas (15 obtidos) e os financiamentos obtidos junto às entidades de fomento (CNPq [já aprovado inclusive para o evento de 2005] e Finep). Foi discutida a situação do balanço final, sendo que foi novamente salientada a parceria pela qual o saldo financeiro do evento será distribuído, metade para a SBCat e metade para o IBP. A Comissão Organizadora encaminhará em breve um balanço sobre o 13CBCat e suas finanças.
2. Relação com o IBP

Foi discutida a relação da SBCat com o IBP e ficou decidido que será realizada reunião com a direção do IBP para realizar uma nova negociação quanto à forma de parceria para os próximos CBCats.
3. Situação dos Sócios da SBCat

Foram discutidos os problemas ocorridos durante a atualização da listagem dos sócios da SBCat, durante a administração da empresa Guide (2002). Ficou esclarecido que já existe uma listagem atualizada dos sócios.
Foram discutidos os critérios de atualização das anuidades para os sócios que se afastam da SBCat e retornam posteriormente.
Foi decidido que:
- Sócios efetivos, com mais de um ano sem pagar a anuidade: devem pagar o ano anterior ao reingresso, sendo liberado do pagamento dos demais anos. Esta decisão vale somente até 2003.

- sócios estudantes: devem pagar somente o ano de reingresso. Esta decisão vale somente até 2003.

- Será divulgado aos sócios que o afastamento da SBCat será possível, para período superior a 1 ano, mediante apresentação de solicitação com justificativa (por exemplo, atividades de pós-graduação no Exterior).

4. 13o. CBCat e 3o. MercoCat

Foi confirmada a Regional 3 (São Paulo, Paraná e sul de Minas) para realizar o 13o. CBCat e 3o. MercoCat, dentro da seqüência tradicional dos Congressos Brasileiros de Catálise.
Sugere-se que se mantenha o apoio ao 3o. MercoCat, incluindo o apoio financeiro à vinda de pesquisadores do Mercosul.
5. Congresso Ibero-americano de Catálise

Foi discutida a proposta de candidatura do Brasil como país sede do Congresso Ibero-americano de Catálise em 2006. Após discussão foram feitas duas propostas, a serem apresentadas ao plenário da SBCat:
1. Que o Brasil aceite o encargo, dentro da seqüência natural dos Congressos Ibero-americanos de Catálise, colocando sua candidatura a acolher o evento;

2. Que o Brasil proponha à Fisocat a alteração da periodicidade do mesmo, levando-o para 2007, o que o colocaria concomitante com o 15o. CBCat, a ser realizado pela Regional Nordeste.

6. Representação da SBCat em órgãos internacionais

Foi discutida a representação da SBCat em diferentes órgãos internacionais. Foi esclarecido que, apesar da direção ter solicitado candidaturas para representantes na IACS e na FISOCAT, é dela a atribuição de sugerir nomes que devem ser homologados pelo Conselho Superior da SBCat.
Foram então sugeridos (e aprovados) os nomes dos únicos candidatos que se apresentaram:
IACS: Martin Schmal e Roberto Fernando de Souza
FISOCAT: Dilson Cardoso e Emerson Andrade Sales
Além destes nomes foi aprovado que, como regra, a representação junto ao MercoCat seja feita sempre por parte do presidente da SBCat. Esta proposta será apresentada ao Conselho Superior.

7. Ingresso da Fisocat no Fórum Mundial de Catálise

Foi discutido o assunto, objeto de polêmica no Simpósio Ibero-americano realizado na da Venezuela. Observa-se que o assunto foi aparentemente abandonado pela FISOCat, mas ainda está em discussão na IACS.

8. Associação da SBCat à SBPC

Foi discutida e aprovada a sugestão da diretoria a que a SBCat se associe, como entidade, à SBPC. Dílson deverá levar a solicitação à SBPC, após aprovação da mesma nas diversas instâncias da SBCat.

9. Publicações

Foram discutidas as possibilidades de publicações de artigos apresentados no 12o. CBCat. Foram apresentadas as seguintes propostas:
- Anais da Academia Brasileira de Ciências: Schmal deverá levar cerca de 5 a 6 trabalhos, escolhidos pela comissão científica do 12o. CBCat.
- Catalysis Today: a proposta de preparar um número especial, dedicado a alguma área do CBCat, será submetida à comissão científica do 12o. CBCat.

10. Diretrizes do CBCat

Foram discutidas as diretrizes do CBCat, sendo sugeridas algumas modificações ou adições no documento aprovado em Bento Gonçalves:
- participantes do MercoCat devem pagar mesma taxas que os sócios da SBCat;
- pelo menos um membro da diretoria da SBCat deve fazer parte da Comissão Executiva do CBCat, com a finalidade de fazer a ligação entre as diversas instâncias.

11. Suporte Administrativo

Foi discutido o sistema de suporte administrativo da SBCat, havendo consenso de que a contribuição de Yeda e Luciana foi fundamental para a estabilização da SBCat. Foi feito um elogio formal à atuação das mesmas e foi recomendada a realização de negociação para que as mesmas continuem atuando junto à SBCat (já que o compromisso assumido ia até o final desta gestão).

12. Assuntos Gerais

O Prof. Schmal se manifestou salientando que esta era sua última participação como Presidente da Diretoria da SBCat. Agradeceu o apoio recebido e colocou que considera que o trabalho ao qual ele tinha se proposto, que era de criar e consolidar a SBCat foi feito e que deseja que a nova direção dê continuidade a este crescimento com o maior sucesso.
Todos os membros salientaram o enorme trabalho realizado pelo Prof. Schmal, tentando conciliar tantas linhas diferentes existentes na SBCat e considerando que esta postura foi essencial para o sucesso alcançado pela SBCat.

Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.

Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2003

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo