Ata da 12a. Reunião da Diretoria da SBCat

Data: 09 de Maio de 2005
Horário: 8h30
Local: INT – Rio de Janeiro

Presentes:
Dílson Cardoso – presidente
Roberto Fernando de Souza – vice-presidente
Claudio Mota – diretor tesoureiro
Luiz Pontes – diretor secretário

Sub-diretores
Lúcia Appel
Antonio de Souza Araújo
Alexandre Chernichenco
Heloise Pastore (ausência justificada)
Pedro Arroyo (ausente)
Victor Teixeira (ausência justificada)
Maria do Carmo (ausência justificada)
______________________________________________________________________

Pauta da 12 Reunião da Diretoria da SBCat:

Aprovação da Ata Anterior
Informes
1) A contabilidade da SBCat (a cargo do Diretor-Tesoureiro)
2) A informatização na SBCat: Anuidade, Eleição, Banco de Dados e Portal (a cargo do Diretor-Presidente)
3) os Prêmios da SBCat (a cargo do Diretor-Vice-presidente)
4) Os procedimentos para a eleição da Diretoria (a cargo do Diretor-Secretário)
5) Outras atividades da Diretoria: CNPq, SBPC, Informativo
6) O 13CBCat e 3MercoCat
7) O XX SICat

--------------------
À tarde: 14:30 h : Reunião da Diretoria e Subdiretores da SBCat

8) Balanço de atividades do 1o. ano e próximas atividades,
9) Relacionamento da Diretoria e Subdiretores da SBCat.
____________________________________________________________

Assuntos tratados
Aprovação da ata anterior
Decisão: a ata foi lida e aprovada
Informes
a) Foi feito balanço do número de sócios cadastrados na SBCat:
situação atual mostra 150 sócios efetivos sendo distribuídos da seguinte forma: 39 sócios na Regional 1; 56 sócios na Regional 2; 36 Regional 3; 19 Regional 4. Estes números não incluem os 105 sócios estudantes.
b) Foi discutida a situação de sócios com mais de uma anuidade
atrasada. Foi decidido que sócios podem pagar parcelado, com uma anuidade por mês, a partir de julho, se assim solicitarem, nos valores atuais. A partir do vencimento deste parcelamento, as anuidades atrasadas só poderão ser pagas de uma só vez.
c) Foi discutida se incluir uma homenagem, no 13º. CBCat, aos
sócios honorários ausentes, quando da outorga do título, e outras personalidades
d) Discussão do secretariado da SBCat: Yeda e Luciana se dispõe a
continuar no secretariado até o 13CBCat.
e) Atendendo ao potencial interesse da Petrobras em financiar um
sistema de Catálise Combinatorial, Dilson apresentou um modelo de edital que poderia normatizar um processo de seleção de laboratórios interessados.. A empresa está estudando a proposta.

_______________________________________________________________________
1) A contabilidade da SBCat (a cargo do Diretor-Tesoureiro)
Com mais de um ano de atraso, o material referente à Contabilidade da SBCat foi recuperado do ex-contador (Cláudio) e falta somente a atualização do imposto de renda de 2003 e 2004. Será feito contato com contadora da COPPETEC para finalizar esses impostos e após, todo o material será encaminhado para o novo contador em São Carlos. Quando tais ações forem completadas a situação estará totalmente regularizada.
O contrato para o novo contador será distribuído para a nova diretoria para análise e apreciação visando a formalização do mesmo como novo contador da SBCat.

2) A informatização na SBCat: Anuidade, Eleição, Banco de Dados e Portal (a cargo do Diretor-Presidente)
Está feito o sistema visando o cadastramento de sócios, o pagamento de anuidades e as eleições. O banco de dados está pronto e o sistema de consulta e de enquete está sendo preparado. A diretoria aprovou um gasto adicional de R$1000,00 para a inclusão das opções de enquete, consulta a banco de dados e situações complementares. O Subdiretor de Informatica, Alexandre Chernichenco, fará apresentação detalhada do sistema na reunião com os subdiretores.
O Portal da SBCat: a Degussa financiou a estruturação do Portal e a Oxiteno o portal das Regionais.
_______________________________________________________________________
3) os Prêmios da SBCat (a cargo do Diretor-Vice-presidente)

3.1) "Doutorado em Catálise 2005":
----------------------------
Realizado sob o patrocínio da Degussa, visa dar destaque à melhor Tese de Doutorado, defendida por sócio da SBCat, entre Janeiro de 2003 a 31 de Dezembro de 2004. Alem do diploma alusivo ao prêmio, o premiado receberá um incentivo e apoio financeiro para participar do 13CBCat/3Mercocat.
Comissão Julgadora: Ernesto González – Presidente (UFSCar), Heloise Pastore (UNICAMP), Dalmo Mandelli (PUC-Campinas). [os candidatos serão considerados habilitados se estiverem em dia com seus pagamentos até 2004, até 01 de junho]
O material [detalhado no site www.sbcat.org/doutorado2005.htm] será encaminhado por Luciana para os membros da comissão para proceder à seleção conforme o cronograma.

3.2) "Pesquisador em Catálise 2005":
------------------------------
Realizado com apoio da Petrobras, tem o objetivo de incentivar o pesquisador atuante em catálise no nosso país, premiando o candidato que tenha apresentado uma das melhores contribuições para o desenvolvimento científico dessa área no Brasil. Os candidatos deverão ser sócios da SBCat com Doutorado e menos de 40 anos de idade. Alem do diploma alusivo ao prêmio, o candidato selecionado receberá um prêmio em dinheiro.
Comissão Julgadora: Elena Goussevskaia - Presidente (UFMG), Paulo Gustavo (INT), Yiu Lau Lam (Petrobras) [os candidatos serão considerados habilitados se estiverem em dia com seus pagamentos até 2004, até 01 de junho]
O material [detalhado no site www.sbcat.org/pesquisador2005.htm] será encaminhado por Luciana para os membros da comissão para proceder à seleção conforme o cronograma.

3.3) "Catálise e Sociedade":
----------------------
Realizado com o apoio da SBCat, o prêmio é dado pelo reconhecimento ao mérito dos trabalhos do candidato, em prol da consolidação da catálise no Brasil. A escolha do premiado será feita a partir da indicação sugerida por 10 ou mais sócios efetivos da SBCat, ou por entidades que exerçam atividades relacionadas à catálise. Alem do diploma alusivo ao prêmio, o premiado terá seu nome encaminhado ao Conselho Superior da SBCat, propondo que lhe seja concedido o título de Sócio-honorário da SBCat.
Comissão Julgadora: Jairton Dupont, Antonio Araújo (UFRN), Leonardo Nogueira (sócio honorário), Roger Frety (sócio honorário), Nomes a serem contactados pelo Diretor Vice-Presidente. [os candidatos serão considerados habilitados se estiverem em dia com seus pagamentos até 2004, até 01 de junho]
O material [detalhado no site www.sbcat.org/premiosociedade.htm] será encaminhado por Luciana para os membros da comissão para proceder à seleção conforme o cronograma.
Foi decidido que o Diretor Vice-Presidente orientará as Comissões Julgadoras quanto ao cronograma e procedimentos e o cerimonial de entrega dos prêmios será efetivado pelo Subdiretor Científico, Victor Teixeira da Silva.
_______________________________________________________________________
4) Os procedimentos para a eleição da Diretoria (a cargo do Diretor- Secretário)
Procedimento: apresentação das chapas até 17 de junho; votação via Internet (até 4 de setembro), via correio (até 29 de agosto), local (12 de setembro, no CBCat), apuração (13 de setembro).
Eleição: cada Chapa para a Diretoria da SBCat deverá ser constituída por quatro nomes (presidente, vice-presidente, diretor tesoureiro e diretor secretário), conforme previsto no regimento da SBCat. Durante a discussão apareceu uma dúvida sobre a participação ou não de sócios estudantes na eleição. Decidiu-se consultar o Conselho da SBCat sobre a participação dos Sócios Estudantes na Eleição da Diretoria da SBCat.
Fisocat: durante as inscrições para a Diretoria, estará aberta a inscrição dos interessados na representação da SBCat na Fisocat, que serão escolhidos pela nova Diretoria;
IACS: durante as inscrições de chapas para a Diretoria, estará aberta a inscrição dos interessados na representação da SBCat na IACS, que serão escolhidos pela nova Diretoria; [Durante a discussão apareceu o questionamento do número de representantes brasileiros na IACS, em virtude da dupla representação via representação Iberoamericana. Será contactado Francisco Melo para esclarecer se os países que têm representação própria foram excluídos da representação Iberoamericana na IACS].

Comissão Eleitoral: foram indicados os nomes de Nádia - Presidente, Kenji e Valéria (a serem contactados).
_______________________________________________________________________
5) Outras atividades da Diretoria: CNPq, SBPC, Informativo
Será enviada correspondência ao CNPq solicitando inscrição da SBCat para indicação de membros para os CAs.
Será enviada correspondência à SBPC solicitando a filiação da SBCat à SBPC.
Foi decidida a criação da subdiretoria de Comunicação, com a finalidade de manter a regularidade do Informativo em Catálise.
_______________________________________________________________________
6) O 13CBCat e 3MercoCat
Foi comentada a organização do evento e acompanhadas as atividades, que estão transcorrendo normalmente, sem problemas que mereçam destaque.
_______________________________________________________________________
7) O XX SICat
Foi relatada a situação da organização do evento e destacado o ponto atual que é o de decisão dos palestrantes. Até agora houveram sugestões dos nomes de conferencistas:
1. Francisco Zaera: catálise monocristais; Califórnia; EUA 2. Jesus Santamaría: Membranas; Zaragoza, Espanha 3. Pedro Viruela : Modelagem Molecular, Valência, Espanha 4. Cláudio Zicovich: Modelagem Molecular, México 5. Carlos Gigola: Hidrogenação, Argentina 6. Can Li: Caracterização; China 7. Alexis Bell: Mecanismos em Catálise heterogênea, EUA 8. H. J. Freund: Caracterização, Alemanha 9. Paul Ratnasamy: zeólitas, Índia 10. Walter Kaminsky: polimerização; Alemanha 11. Jean Sommer: Mecanismos em Catálise heterogênea, Estrasburgo ; França 12. Roy Periana, Catalise Homogênea, California, EUA 13. J. Martens, zeólitas, Bélgica 14. John A. Gladysz: catálise de coordenação; Erlagen; Alemanha 15. Luis Oro: catálise Homogênea; Zaragoza; Espanha _______________________________________________________________________
8. Subdiretorias: Balanço de atividades do 1o. ano e próximas atividades
-----------------------
8.1. Sub-diretoria de informática (Alexandre Chernichenco)
Foi feita apresentação do Portal e do sistema SBCat. Foi debatido o funcionamento, sugeridos aperfeiçoamentos, correções e novos itens a serem adicionados. O trabalho foi parabenizado pelos presentes, reconhecendo a mesma como uma enorme aquisição para a SBCat. Sugeriu-se fortemente que o Portal e o sistema sejam concretizados, testados e apresentados quando do 13 CBCat.
-------------------------
8.2. Sub-diretoria de projetos (Antonio de Souza Araújo)
Foi apresentada a situação de possibilidades de financiamento.
A proposta seria a preparação de um projeto estruturante, a ser enviado para o CTPetro com vistas a proposta de um grande projeto, composto por 4 sub-projetos, envolvendo recursos na base de MR$1,5 por Regional, visando a aquisição de um equipamento que premie um grande ganho de qualidade para a catálise na região.
Foi proposta a realização de uma enquete, via portal, para definição de quais equipamentos seriam necessários por cada Regional
(1 por regional). Após a definição cada Regional deverá estruturar o projeto de financiamento e o conjunto, consolidado, será encaminhado à Finep. A enquete será colocada para a comunidade ficando aberta até o final de maio.
-------------------------
8.3. Sub-diretoria acadêmica (Lúcia Gorenstin Appel)
A proposta da subdiretoria foi a estruturação de um banco de dados relativos a empregos, tanto de oferta quanto a demanda.
Ocorreram problemas de falta de interesse de candidatos assim como de divulgação de oportunidades. Os poucos candidatos não eram sócios da SBCat. A nova proposta seria um banco de dados do pessoal da pós- graduação, permitindo identificação de oportunidades, etc. Foi debatida a forma de estruturação do banco de dados, disponibilização, etc.
-------------------------
8.4. Sub-diretoria de relação com empresas (Pedro Arroyo – não pôde comparecer)
Foi decidido que os subdiretores ausentes devem receber uma mensagem colocando a necessidade de um balanço sobre as atividades realizadas no período.
-------------------------
8.5. Sub-diretoria de aperfeiçoamento (Maria do Carmo – não pôde comparecer)
Foi decidido que os subdiretores ausentes devem receber uma mensagem colocando a necessidade de um balanço sobre as atividades realizadas no período.
Foi discutida a realização da “1ª. Escola de Catálise da SBCat” prevista para ser oferecida antes do 13 CBCat. Foi relatada a diferença de opinião entre a Subdiretora e a Diretoria da SBCat, sendo relatada a situação criada com tal impasse. Tendo em vista a situação houve a decisão de adiar o oferecimento da Escola de Catálise, não sendo encaminhado projeto ao CNPq pela SBCat.
-------------------------
8.6. Sub-diretoria científica (Victor Teixeira – não pôde comparecer)
Foi decidido que os subdiretores ausentes devem receber uma mensagem colocando a necessidade de um balanço sobre as atividades realizadas no período.
-------------------------
8.7 Sub-diretoria de terminologia (Heloíse) – não pôde comparecer mas enviou o relatório abaixo) A Subdiretoria de Terminologia finalizou o exame do primeiro grupo de termos de interesse para a Comunidade em setembro de 2004. O resultado foi enviado para a Comissão (Profs. Drs. Cláudio Mota, Roberto de Souza, Dilson Cardoso e Heloysa Andrade) que está examinando as conclusões a que chegamos para finalmente comunicar o seu parecer quanto aos resultados. Esta Subdiretoria pretende apresentar o resultado à comunidade catalítica durante o 13o Congresso Brasileiro de Catálise, em Foz do Iguaçu."
-------------------------

9. Relacionamento com os subdiretores
Foi destacada a necessidade de existência de uma harmonia no relacionamento dos subdiretores com a diretoria, cabendo aos subdiretores a proposta de suas atividades à diretoria para apreciação por parte desta.
---------------

  

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo