Ata da 14ª Reunião da Diretoria da SBCat

Data: 27 de março de 2006

Horário: 8h30
Local: Instituto Nacional de Tecnologia – Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
1- REUNIÃO DA DIRETORIA - 08:30 - 12:00 hs
2- REUNIÃO DA DIRETORIA COM SUBDIRETORES -14:00 as 16:30 hs
3- REUNIÃO DA DIRETORIA COM COMISSÃO DO 15 ICC - 16:30 as 17:30hs
PAUTA
I) REUNIÃO DA DIRETORIA 08:30 - 12:00 hs
1) Aprovação do Balanço Financeiro de 2005,
2) Balanço do 13CBCat,
3) Programação do XXSICat,
4) Programação da 1a. Escola de Catalise da SBCat,
5) Definições para o 14CBCat. Apresentação de propostas de hoteis.
II) REUNIÃO COM OS SUBDIRETORES DA SBCat - 14:00 as 16:30 hs
1) Balanço das atividades do 2o. Semestre de 2005 e próximas atividades das Subdiretorias em 2006.
III) REUNIÃO COM A COMISSÃO DO "15ICC" (International Congress on Catalysis) - 16:30 as 17:30hs
1) Relato das atividades realizadas
2) Programação das atividades no XXSICat
ASSUNTOS TRATADOS
I) REUNIÃO DA DIRETORIA 08:30 - 12:00 hs
Diretores presentes
Dílson Cardoso – presidente (UFSCAR)
Roberto Fernando de Souza – vice-presidente (UFRGS)
Cristiane Assumpção – diretor tesoureiro (UERJ)
Luiz Pontes – diretor secretário (UNIFACS)
1. Aprovação do Balanço Financeiro de 2005
Foi apresentado o Balanço Financeiro da SBCat que foi avaliado e aprovado. Será solicitado pela Diretoria Financeira a prestação de contas de recursos enviados a Regional 1 e a apresentação do saldo por regional.
2. Balanço do 13CBCat,
Não foi ainda apresentado o saldo do Congresso. Foi informado que a Fundação Araucária, do Paraná ainda não conseguiu repassar os recursos. A empresa “Vinci” que teve um stand no Congresso também ainda não conseguiu internalizar os recursos para pagamento. O Prof. Bartolomeu – USA - não obteve visto e não consegui entrar no país, sendo assim há uma passagem paga que possivelmente será utilizada no Simpósio Ibero-americano no Rio Grande do Sul. Reafirmou-se que: 20% do saldo efetivo de cada Congresso ficará para a Regional que o realizar, e foi proposto e aceito que 10% da receita dos eventos sejam destinados para a SBCat, sendo o mínimo de R$3.000,00, para apoiar os próximos eventos. Também ficou definido que, nos Congresso realizados no país, a SBCat terá um stand, gratuito ou a preço de custo.
_______________________________________________________________________
3. Programação do XX SICat,
Até a reunião da diretoria havia 230 trabalhos submetidos sendo 25% do exterior. O Hotel será fechado para o evento, com 200 apartamentos. Discutiu-se e foi decidido que estudante estrangeiro pagaria, de inscrição, 25% a mais que o estudante sócio da SBCat.
4. Programação da 1a. Escola de Catalise da SBCat
Foi apresentada a proposta da 1ª Escola de Catálise da SBCat, que está em anexo. Foi recomenda uma ação da coordenação para evitar sobreposição de assuntos pelos diversos professores convidados.
5. Definições para o 14º CBCat. Apresentação de propostas de hotéis
Foram apresentadas propostas de 3 hotéis, sendo 1 em Pernambuco - Porto de Galinhas (Summerville), e dois na Bahia – Salvador (Pestana Hotel) e Costa do Sauipe (Sofitel). Os valores das diárias dos apartamentos e do aluguel de salões foram considerados elevados e foi solicitada nova negociação. Discutiu-se a vantagem de se realizar o evento fora de cidade grande, para evitar evasão. Assim, o limite máximo de diária para apartamento duplo incluindo almoço e jantar ficou em R$ 500,00 para os “resorts”. Caso não se consiga este valor o evento será realizado em Salvador.
II) REUNIÃO COM OS SUBDIRETORES DA SBCat - 14:00 as 16:30 hs
Sub-diretores presentes:
Subdiretoria Acadêmica - Lucia Gorenstin Appel (INT)
Subdiretoria de Aperfeiçoamento - Soraia Brandão (UFBa)
Subdiretor Científico - Victor Teixeira da Silva (IME)
Subdiretoria de Informação - Maria Auxiliadora S. Baldanza (UFRJ)
Subdiretor de Informática - Alexandre Chernichenco (Degussa)
Subdiretor de Projetos - Antonio Souza de Araújo (UFRN)
Subdiretor de Relação com Empresas - Veber Paulo F. Pereira (Oxiteno)
Subdiretoria de Terminologia - Heloise de Oliveira Pastore (UNICAMP)
Convidados
Martin Schmal
Balanço das atividades das Subdiretorias: o 2o Semestre de 2005 e próximas atividades
Subdiretoria Acadêmica (Lúcia Appel)
Foi informado que não foi possível realizar o cadastro de sócios com seus currículos em uma página Web, pois não houve participação dos sócios estudantes. A subdiretoria está trabalhando com uma doutoranda para promover uma outra solução para esta idéia.
-----------------------
Subdiretoria Científica (Victor Teixeira)
Foi informado que os trabalhos da subdiretoria serão mais intensos a partir da seleção de artigos para serem submetidos à “Catalysis Today” e que a edição especial da revista contemplará todas as áreas, assim como ocorreu no Simpósio Iberoamericano do México.
------------------------
Subdiretoria de Aperfeiçoamento (Soraia Brandão)
Foi apresentada a proposta da 1ª Escola de Catálise da SBCat que ocorrerá junto com o XX SICat, sob o lema “Desafios da Catálise no Século XXI: Novas matérias primas e proteção ao meio ambiente”. Também foi informado que o 6º Encontro Regional de Catálise da Regional 1 será realizado em Aracaju de 2 a 4 de agosto de 2006 e haverá a 2ª Escola de Catálise da Regional 1 com disciplinas básicas visando atrair alunos de Iniciação Científica de Graduação em geral para a área da Catálise.
-------------------------
Subdiretoria de Informática (Alexandre Chernichenco)
Foi informado que em 2005 foram realizados: o lançamento do novo portal da SBCat; o banco de dados dos sócios; o pagamento das anuidades via boleto bancário e contratos de anúncio nas página da Sociedade.
Para 2006 estão previstos: manutenção do Sistema SBCat; captação de novos anunciantes e patrocínio para o Sistema SBCat; carteirinha para sócios e o ORCAT que será um aprimoramento do Sistema SBCat.
-------------------------
Sub-diretoria de Projetos (Antonio Araújo)
Foi colocado que a subdiretoria tem divulgado várias informações sobre editais de interesse da Sociedade na lista de e-mail da RBCat. A subdiretoria informou também que continuam as negociações para aquisição de um grande equipamento para cada regional através do CTPetro. Ficou determinado que o Pontes fará um contato inicial com a Petrobras para patrocínio, via Lei do Petróleo (royalties) de um Microscópio Eletrônico de Transmissão para atender a toda a Sociedade.
-------------------------
Subdiretoria de Relação com Empresas (Veber Pereira)
A proposta para 2006 é de se obter mais sócios coletivos. Serão buscadas as associações das empresas Braskem, Copesul, PQU, Rhodia e Sudchimie. Foi feito um convite para que o INT se associasse. Buscará também a participação de empresas tais como a Varian, Pensalab, Leco entre outras.
-------------------------
Subdiretoria de Comunicação (Maria Auxiliadora)
A subdiretoria começará efetivamente a atuar em 2006, divulgando o “Informativo da SBCat”.
-------------------------
Subdiretoria de Terminologia (Heloise Pastore)
Foi apresentada a recomendação final de uso de termos em catálise, em português. O objetivo desta recomendação é estabelecer os termos e abreviações a serem utilizados em catálise no país, visando uniformizar os textos publicados em idioma português. Essa recomendação valerá para revistas científicas, painéis, anais de congressos, teses, livros, relatórios, aulas, seminários e conferências.
III) Reunião com a Comissão do "15ICC" (International Congress on Catalysis) - 16:30 as 17:30hs
1) Relato das atividades realizadas
2) Programação das atividades no XXSICat

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo