Diretrizes para a Organização de Congressos da SBCat

O “Congresso Brasileiro de Catálise” (CBCat) tornou-se um evento de âmbito internacional, especialmente após a realização conjunta com o “1° Congresso de Catálise do Mercosul” em 2001.

Portanto, é necessário aprimorá-lo cada vez mais e acumular as experiências dos nossos Congressos anteriores. Assim sendo, a organização dos Congressos promovidos pela SBCat deve levar em conta os seguintes aspectos:

A) Sobre o Congresso que se encerra:

1) Nos 30 dias subseqüentes ao término de cada CBCat, o Presidente da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do Congresso que se encerrou devem encaminhar à Diretoria da SBCat um relatório contendo informações sobre números do Congresso (trabalhos recebidos e aprovados, número de inscritos por categoria -sócios estudantes, efetivos, etc.), comentários sobre os acontecimentos e observações mais importantes ocorridas no evento, sobre as finanças do evento, assim como sugestões para o aprimoramento do próximo CBCat.

2) A este relatório será anexada cópia da documentação utilizada na realização do Congresso, tais como, Programação, sistema de avaliação (formulários de avaliação empregados), banco de dados dos avaliadores (nome, endereço, especialidade, etc.), arquivos das páginas na Internet, cartazes, folhetos, etc.

3) Os organizadores devem garantir que as principais informações do CBCat, divulgadas através da Internet, sejam transferidas para a página da SBCat, a fim de que fiquem permanente a disposição dos interessados.

B) Sobre o futuro Congresso:

1) Na Assembléia do Congresso que se encerra, a SBCat aprovará o nome da Regional responsável pelo próximo CBCat,

2) Até 30 dias depois do encerramento do ultimo CBCat, o Supervisor desta Regional indicada encaminhará à Diretoria da SBCat o nome dos Presidentes da Comissão Executiva e da Comissão Científica.

3) Até três meses depois do encerramento do Congresso, e em posse do material do CBCat anterior para consulta, o Presidente da Comissão Executiva e o da Comissão Científica do próximo Congresso apresentarão à Diretoria da SBCat:

a) a composição da Comissão Executiva e da Comissão Científica.
Os Presidentes da Comissões dos Congressos terão autonomia para propor o nome dos membros das mesmas, escolhendo-os entre os sócios da SBCat, podendo incluir representantes das diferentes categorias individuais (1). Poderão fazer parte das Comissões, pessoas de áreas nas quais não dispõem-se de sócios, ou pesquisadores de notório saber, do Brasil ou do Exterior, considerados importantes para realização do evento (2). Deverão ainda fazer parte da Comissão Executiva: o Presidente da Comissão Científica e um representante da Diretoria da SBCat (3).

b) o cronograma de execução e de divulgação do Congresso.
O cronograma deve contemplar o fato que o resultado da avaliação dos trabalhos deve atender o prazo das agencias financiadoras (3 meses) para analisar a solicitação de auxílio dos participantes.

4) Até seis meses depois do encerramento do ultimo Congresso, o Presidente da Comissão Organizadora e o da Comissão Científica do próximo CBCat apresentarão à Diretoria da SBCat a seguinte documentação para aprovação:

a) a proposta de local e o procedimento geral a ser adotado para a realização e divulgação do Congresso,

b) proposta de nomes dos Conferencistas Plenários e de Trabalhos Convidados, de forma que sejam considerados tanto os pesquisadores dos países tradicionais, como também um intercâmbio com pesquisadores da América Latina e a divulgação de pesquisadores nacionais.
Para viabilizar a participação dos convidados residentes no exterior, sugere-se que cada um deles tenha um responsável (padrinho) que providenciará os recursos financeiros para tal fim, assim como cuidará dos detalhes de sua viagem e estadia.

c) previsão do orçamento e financiamento: relação dos projetos a serem apresentados às agencias de fomento, contribuição das indústrias, valor das taxas de inscrição, valor da taxa das empresas expositoras, com previsão de desconto às que são sócias da SBCat.
Observação: O valor da taxa de inscrição para os participantes do Mercosul será idêntica a dos sócios da SBCat (3).

d) incentivos a serem implementados no Congresso, em relação:
- à participação da indústria, através da sessão de “Trabalhos Industriais”,
- aos jovens pesquisadores: oferecimento de prêmios aos melhores trabalhos, publicação dos trabalhos em revistas internacionais, apresentação de trabalhos orais, como convidados, oferecimento da sessão de “Recentes Resultados de Pesquisa”, - a estudantes (apoio aos gastos de viagem, alimentação e estadia).

e) atualização da lista de avaliadores, em relação ao CBCat anterior, composta por Doutores atuantes em catálise ou profissionais de reconhecido saber em tema correlato.

5) Até doze meses depois do encerramento do ultimo Congresso, as informações iniciais sobre o próximo CBCat serão divulgadas ao público, através da criação da página web e de listas de e-mail.

6) Até três meses antes da data de início do CBCat, a Comissão Organizadora deve apresentar a Programação do evento, incluindo nele o horário para a realização da Assembléia e para a entrega dos prêmios e homenagens da SBCat definindo, para esta ultima atividade, o nome do "Mestre de Cerimônia"(5).

C) A Diretoria da SBCat desenvolverá todas as iniciativas a seu alcance para apoiar as diferentes ações da Comissão Organizadora e da Comissão Científica, previstas nestas diretrizes ou propostas pelas Comissões citadas.
Ao término de cada CBCat e após a aprovação do seu relatório, até 20% do saldo financeiro daquele Congresso, efetivamente depositado na conta da SBCat, será reservado para futuras atividades da Regional que organizou o evento. Esses recursos serão liberados em conta da bancária Regional, vinculada à SBCat, mediante a apresentação de plano de trabalho (4).

Bento Gonçalves (RS), 14 de Setembro de 2001.

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo