Ata da 2ª. Reunião da Conselho Superior da SBCat

LOCAL: Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

DATA: 13/09/2001

PRESENTES:

Presidente do Conselho: Martin Schmal- COPPE/UFRJ
Divisão da SBQ: Adriano Lisboa Monteiro- UFRGS/IQ
Regional Norte-Nordeste: Antonio Souza de Araújo- UFRN/DQ
Regional RJ-MG: Ruth Leibsohn Martins- Nucat
Regional SP-PR: Ernesto A. Urquieta Gonzalez- UFSCar/DEQ
Regional SUL: Osvaldo L. Casagrande Jr- UFRGS/IQ
Sócio Coletivo: Gustavo Torres Moure- CENPES/Petrobrás
Sócio Coletivo: Kenji Takemoto- Degussa
Sócio Coletivo: Valéria Perfeito Vicentini- OXITENO
CONVIDADOS:

Vice-Presidente: Dilson Cardoso- UFSCar/DEQ
Tesoureiro: Luiz A. Magalhães Pontes- UNIFACS
Secretário: Roberto Fernando de Souza- UFRGS/IQ
Regional RJ-MG: Victor Teixeira da Silva- IME
O Prof. Martin Schmal, Presidente do Conselho da SBCat, iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos e justificou a ausência do representante do IBP.

Em seguida, elegeu-se a Enga. Veléria Vicentini como Secretária da Reunião, e ficou registrado que a ata da última reunião do Conselho Superior que ocorreu durante o 10º CBCat ainda não foi localizada para aprovação e colocou em pauta os itens abaixo:

1. HOMOLOGAÇÕES

Representantes na Associação Internacional de Sociedades de Catálise – IACS

Como o Brasil foi aprovado como membro efetivo da IACS, dois representantes do país devem ser identificados para atuarem como representantes na Associação Internacional de Sociedades de Catálise. Foram apresentados os candidatos Prof. Martin Schmal e Prof. Ulf Schuchardt. Esta representação é válida até o próximo congresso internacional que ocorrerá em 2004. Foi observado que o prof. Ulf não renovou sua afiliação à SBCat, que é uma condição necessária para atuar como representante na IACS. Assim, será dado o prazo de um mês a partir da data desta assembléia, para que a situação de sócio da SBCat seja regularizada.
Atendida esta condição, o Conselho homologou a indicação do prof. Martin Schmal e prof. Ulf Schuchardt como representantes do Brasil na IACS.
Diretoria da SBCat

Parte da atual diretoria da SBCat que foi reeleita, segundo seus estatutos, iniciou seu mandato de dois anos em 01/2000 tendo como membros:
Martin Schmal – Presidente
Dilson Cardoso – Vice-Presidente
Roberto Fernando de Souza – Secretário
Luiz A. Magalhães Pontes – Tesoureiro (que substituiu Allan Kardec nesta função)
O Conselho homologou a eleição desta diretoria da SBCat.
Logotipo da SBCat

A SBCat realizou dois concursos para escolha do logotipo. No primeiro concurso, realizado em 1999, não se encontrou nenhuma proposta adequada e, por esse motivo abriu-se um novo concurso no ano de 2000. O Prof. Roberto mencionou que algumas pessoas cobravam um novo concurso para o logotipo, porque o vencedor não era membro da SBCat. Entretanto, como isso não era condição para participar do Concurso, e a comunidade se identifica com o logotipo vencedor, o Conselho homologou o logotipo atual da SBCat.
2. CONGRESSO DE CATÁLISE DO MERCOSUL

Foi realizado o 1º Congresso de Catálise do Mercosul juntamente com o 11º Congresso Brasileiro de Catálise, conforme aprovado na última assembléia. A idéia é realizar o Congresso do Mercosul a cada dois anos, juntamente com o congresso de catálise do país sede.

O Prof. Roberto relatou que tiveram muitas dificuldades para a realização do 1º Congresso do Mercosul, porque devido a situação atual da Argentina, esta não pôde colaborar financeiramente e a participação científica do Chile também é atualmente muito pequena, para justificar uma colaboração financeira. Assim, destacou o apoio do RECYT e as instituições brasileiras forneceram apoio para participação de dois uruguaios e dezoito argentinos, inclusive alunos. Este 1º Congresso do Mercosul foi extremamente importante, porque contou com a participação de cerca de 42 argentinos, que inclusive participaram ativamente na avaliação dos trabalhos técnicos.

Em reunião realizada ontem, 12/09, com os presentes do Mercosul, decidiu-se que pretende-se dar continuidade a este congresso, sendo o próximo na Argentina juntamente com as Jornadas Argentinas de Catálise.

Após o relato, o Conselho aprovou a atuação da Diretoria da SBCat nas gestões para a realização do Congresso de Catálise do Mercosul.

3. REVISÃO DO ESTATUTO DA SBCat

Prof. Dilson destacou que os atuais Estatutos da Sociedade Brasileira de Catálise tem 4 anos e alguns pontos necessitam de revisão, porque não se tem condições de se praticar o que está descrito, ou algumas decisões que foram tomadas e não incorporadas ao mesmo. Os pontos que necessitam revisão são:
Artigo 13 item (a) menciona: “ A Assembléia reunir-se-á no 1º trimestre de cada ano”
Artigo 13 item (a) substituir por: “A Assembléia reunir-se-á a cada dois anos” e o mesmo ocorrendo com o Conselho Superior.

Artigo 16 item (a) menciona: “Grupos Regionais: Nordeste, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro”
Artigo 16 item (a) substituir por: “Grupos Regionais identificados numericamente”, a exemplo do que ocorre com o CREA.

Artigo 16 parágrafo 1º menciona: “O Conselho Superior será formado por representantes dos Grupos Regionais indicados nas Assembléias Regionais”
Artigo 16 parágrafo 1º substituir por: “ O Conselho Superior será formado por Supervisores de cada Grupo Regional”

Artigo 16 parágrafo 2º menciona: “Os três representantes dos sócios coletivos que integrarão o 1º Conselho Superior, serão indicados em Reunião da Comissão de catálise do IBP”
Artigo 16 parágrafo 2º substituir por: “Os três representantes dos sócios coletivos que integrarão o Conselho Superior, serão indicados pela Diretoria da SBCat e homologados pelo Conselho Superior”

Artigo 17 parágrafo 1º menciona: “O Conselho Superior reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano”
Artigo 17 parágrafo 1º substituir por: “O Conselho Superior reunir-se-á nos anos ímpares”

Artigo 17 parágrafo 1º item (a) menciona: “No segundo semestre dos anos ímpares, para a análise da prestação de contas da gestão finda e para deliberar sobre o programa e orçamento da nova Diretoria”
Artigo 17 parágrafo 1º item (a) substituir por: “Ordinariamente no segundo semestre dos anos ímpares, para a análise da prestação de contas da gestão finda e para deliberar sobre o programa e orçamento da nova Diretoria”

Artigo 17 parágrafo 1º item (b) menciona: “No segundo semestre dos anos pares, para análise e revisão do programa e orçamento da Diretoria em exercício”
Artigo 17 parágrafo 1º item (b) substituir por: “Extraordinariamente, se necessário, no segundo semestre dos anos pares, para análise e revisão do programa e orçamento da Diretoria em exercício”

Artigo 8 item (b) menciona: “Acatar as deliberações dos órgãos diretores da SBCat”
Artigo 8 item (b) incluir: “Acatar as deliberações dos órgãos diretores da SBCat, especialmente quando estejam atuando em nome da Sociedade”

Artigo 18 incluir o parágrafo 3º: “O processo para a eleição da Diretoria será organizado por uma Comissão Eleitoral formada pelo menos por 3 sócios da SBCat, a qual será responsável por sua divulgação, recepção da inscrição dos candidatos, confecção das cédulas e apuração dos votos.”

Artigo 19 incluir item (l): “Escolher, entre seus sócios, os representantes da SBCat perante outros órgãos, conforme definido no item (d) do artigo 17.”

Todas as alterações e inclusões mencionadas no item 3 desta ata foram aprovadas pelo Conselho.
Durante a discussão do Artigo 16 item (a), alguns pontos foram levantados sobre a composição dos grupos regionais:
Prof. Dilson destacou que atualmente as 4 regionais estão formadas pelos estados de: Norte-Nordeste, SP-PR, RJ-MG, RS-SC.

A Sra. Ruth colocou que o prof. Ricardo da Universidade Federal de Uberlândia, propôs desvincular essa região da comunidade de RJ-MG e passar para SP-PR, porque é mais próximo e facilita a participação, sendo que os profs. Eduardo Nicolau e Elena da Universidade Federal de Minas Gerais deverão continuar no grupo regional RJ-MG.

Prof. Ernesto informou que além de Uberlândia, existe um grupo de Varginha, no sul de MG, que também deseja se incorporar a SP-PR devido a proximidade para participar do grupo regional.

Prof. Luiz Pontes relatou que pretende-se incorporar a comunidade de Brasília ao grupo regional do Norte-Nordeste.

Todos os presentes concordaram que as alterações na composição dos grupos regionais, que visam uma maior participação de seus membros, não devem ser inibidas e que os grupos regionais deverão revisar seus estatutos para atenderem as modificações.
4. TÍTULO DE SÓCIO HONORÁRIO PARA MARTIN SCHMAL, LEONARDO NOGUEIRA, YIU LAU LAM E ROGER FRETY

A Sra. Ruth relatou que tinha uma incumbência bastante honrosa, por apresentar uma proposta, idealizada pelo prof. Dilson Cardoso, que é perpetuar uma memória da catálise no Brasil. Assim, a Sra. Ruth entregou ao Sr. Presidente da SBCat, Martin Schmal, um texto que foi lido pelo mesmo. O texto descreve como marco da congregação dos pesquisadores do país que trabalhavam com catálise, a realização do VI Simpósio Ibero-americano de Catálise no Brasil, onde os doutores Martin Schmal, Leonardo Nogueira, Yiu Lau Lam e Roger Frety foram as pessoas que propiciaram a sua realização.
Após um relato de sua trajetória, solicita a entrega do título de sócio honorário para os doutores acima citados. Prof. Schmal ficou muito orgulhoso e emocionado por ter contribuído para a Sociedade e agradeceu aos presentes, que também emocionados aprovaram esta solicitação
5. OUTROS ASSUNTOS

Prof. Luiz Pontes informou que a regional do Norte-Nordeste vem realizando periodicamente, os Encontros Regionais de Catálise e sente que a regional vem crescendo muito, com profissionais formados em várias instituições de renome. Houve também uma sugestão da ANP para formar grupos nas áreas de química e geoquímica, sendo que Luiz propôs uma rede de catálise do Norte/Nordeste para trabalhar juntamente com a indústria. O projeto foi aprovado e agora estão na fase de formatação da rede que deverá ser concluído até 08/10. Esta realização deve dar um impulso muito grande à regional. Prof. Schmal comentou que a regional do Norte-Nordeste deu um salto muito grande e parabenizou a mesma.

Outro assunto que prof. Luiz Pontes apresentou, foi uma satisfação quanto ao pagamento de inscrições para o "11º Congresso Brasileiro de Catálise", onde a empresa SAGE ficou responsável pelo pagamento das inscrições na SBCat.

Prof. Victor agradeceu pela oportunidade de estar presente como colaborador e sugeriu uma premiação, ou incentivo à premiação, para os melhores trabalhos apresentados, patrocinado pelas indústrias, como um evento tradicional dos congressos brasileiros, a exemplo do que ocorre com outros do mesmo assunto no exterior. A Diretoria deverá considerar esta sugestão nos próximos congressos.

Prof. Antonio sugeriu que se convide o Presidente de outras sociedades para os eventos realizados pela SBCat. Comentou também, sobre a possibilidade de se criar uma revista da SBCat e prof. Schmal informou que é necessário uma avaliação cuidadosa por parte da Diretoria, para verificar se existe demanda para o início de uma atividade como esta.

Prof. Ernesto informou que o GRCAT-SP/PR sofreu alguns períodos de baixa participação de seus membros. Foi definido pela coordenação da regional, a retomada do "4o. Encontro de Catálise da Regional SP-PR" com a idéia de realizá-lo junto a indústria. Este Encontro proporcionou a afiliação de vários sócios à SBCat e contou com uma participação expressiva de profissionais da indústria e estudantes.

A Sra. Ruth sugeriu à Diretoria a criação de uma carteirinha de sócio da SBCat, o que foi bem recebido e deverá ser considerado pela Diretoria. Sem nada mais a acrescentar, os presentes deram por encerrada a reunião.

Bento Gonçalves, 13 de Setembro de 2001

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo