Ata da Reunião do GRCAT/RIO

Data: 21 de outubro de 1998

Horário: 14 horas, Local:COPPE, bloco G,sala 115

Presentes:

Maria Isabel Pais da Silva

Fatima Zotin

Wilma Gonzales

Claudio Mota

Neuman Solange de Resende

Justificaram:

Elizabeth Roditi Lachter

Maria Alice Duarte

Lúcia Appel

Próxima Reunião

Data: 27/11/98

Horário:14 horas

Local: COPPE, bloco G, sala 115

Aprovação da Ata Anterior
Foi aprovada por unanimidade

Notícias do CONCAT e SBCat:
Estava programada para o dia 04/11/98 uma reunião da CONCAT cuja agenda trataria dos seguintes assuntos:

Situação da SBCat: instalação oficial, previsão de nova diretoria

10 CBC

Grupos regionais na SBCat

Sócios da SBCat

Assuntos Gerais.

Estava programado também um almoço de confraternização.

Estes acontecimentos foram adiados, bem como o cronograma de associação à SBCat, que será divulgado oportunamente.

A SBCat está providenciando uma conta no BB que facilite o pagamento das anuidades, para todo o país, além da anteriormente aberta no Baneb.Esta conta também será divulgada o mais rápido possível.

3) 10 CBC

Ficou transferido para o dia 30 de outubro a data limite para o envio de resumos.

Dilson avisa aos organizadores do 10 CBC que poderão ter problemas com o CNPq devido às recentes decisões da Presidência divulgadas na edição extra do Jornal de Ciências, onde todo e qualquer apoio e concessões de auxílios , bolsas, viagens etc.individuais, ou institucionais cujos extratos ainda não tivessem sido publicados no Diário Oficial estão automaticamente suspensos.

4) 1o Seminário de Catalise do Mercosul

José Luiz Monteiro representará o NUCAT/COPPE ,e dará também uma visão geral das principais linhas de pesquisas e seus responsáveis,das seguintes instituições: PUC, UENF, UFMG,UERJ, UFF,UFRJ, UFRRJ.

A Segunda circular divulgada pela organização do Seminário já foi divulgada com o respectivo programa científico e expositores.

5) Encontro de gás-químico

Foi conseguido com o CENPES (Leite) reservar o auditório do EDISE nos dias 27 e 28 de abril de 1999, para o referido encontro. Como havia necessidade de dar um nome ao evento, o Leite sugeriu que fosse: Catálise e o polo Gás-Químico, que poderá ser mudado posteriormente.

Foi conversado com o Villa ,por telefone sobre o assunto e, em princípio ele estaria disposto a participar. Solicitou entretanto que fizéssemos os contatos com a eng. Gilda Bouch, sua assessora. Aproveitando a sua ida ao IMA para proferir uma palestra sobre o complexo gás químico da Rio Polímeros, no dia 20/10,, mantivemos contato posterior(Cristiane, Isabel, Fábio Passos e Ruth) e após discutirmos a nossa proposta de evento, ficou estabelecido que contaríamos com a participação da Empresa em duas mesas , de metalocenos e transferência e absorção de tecnologia.

Quanto as duas outras mesas, Químicas do C1 e C4, foi decidido excluir-se a de Química do C4 e ainda está em discussão a possibilidade de substituí-la por uma mesa com a participação dos mediadores das anteriores dando uma síntese do que foi abordado e um representante das universidades e centros de pesquisas que abordariam a possibilidade de suporte científico destas instituições, através de convênios futuros.

Outra alternativa seria a participação , nas mesas , de representantes das universidades e centros de pesquisas, que apresentariam na ocasião as suas propostas de suporte científico.

Na mesa sobre metalocenos, participariam a Polibrasil,Ipiranga,Rio Polímeros e OPP.

Na mesa de química do C1 em princípio, teríamos as participações da Prosint, Metanor, a Gegas da Petrobrás, e Centro de tecnologia de gás (Universidade, Petrobras, Senai)

Na mesa sobre absorção e transferência de tecnologia poderíamos ter as participações da Rio Polímeros, Metanor ou Prosint. Ainda temos muitas indefinições que esperamos em breve poder resolver e apresentar algo mais concreto na próxima reunião. Estamos abertos a sugestões, o que certamente fará com que este evento seja mais representativo das expectativas da comunidade catalítica do Rio e Minas.

Claudio ficou de entrar em contato com o pessoal da Gegas, Petrobrás, Isabel com a Metanor, e Ruth com a OPP , Rio Polímeros, Polibrasil e Ipiranga.

6) Assuntos Gerais:

Claudio informou sobre o 2o Curso de Catálise Computacional patrocinado pelo CYTED que será realizado em março de 1999 na UFRJ.

Elizabeth Roditi Lachter informou que estará recebendo o prof.Muzart, da Universidade de Reims, especialista em metais de transição e catálise homogênea.

7) Próxima Reunião:

Sem mais a tratar, foi marcada a próxima reunião para Sexta feira, 27 de novembro de 1989, na COPPE, bloco G, sala 115.

Eventos

20º Congresso Brasileiro de Catálise

Entitulado “20º CBCat: Expandindo as fronteiras da catálise”, o 20º Congresso Brasileiro de Catálise. O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 1 e 7 de... LEIA MAIS

Notícias

Nota de Falecimento - Prof. Ulf Schuchar…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o falec... LEIA MAIS

Nota de Falecimento - Prof. Jose Luis G…

Prezados amigos catalíticos, é com grande pesar que comunicamos o faleciment... LEIA MAIS

7th International Congress on Catalysis …

A 7° edição do International Congress on Catalysis (ICC) será realizado em San... LEIA MAIS

Notícias Institucionais

Resultado do Prêmio Tese de Doutorado em…

A Comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Catálise para julgar os candidatos ao premio Tese de Doutorado em Catalise 2019, avaliando os trabalhos quanto à Relevância do tema, Profundidade na discussão dos resultados, Metodologia ... LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Roberto …

Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com... LEIA MAIS

Confira o resultado do Prêmio Arrhenius …

Após a análise curricular de todos os inscritos ao prêmio Arrhenius, a Comissão Julgadora constituída pelos Professores Sibele Pergher, Kátia Bernardo Gusmão e Wagner Alves Carvalho selecionou os seguintes sócios colaboradores como gan... LEIA MAIS

20 anos de criação da SBCat

No próximo dia 18 de setembro, a SBCat completa 20 anos da sua fundação. Todos estão convidados a visitar o estande da SBCat para confraternizar e comer uma fatia do bolo que será oferecido em homenagem a todos os Sócios Fundadores. A... LEIA MAIS

Parceiros

clariantEvonik-brand-mark-Deep-Purple-CMYK-C

Topo