Accessibility Tools
Desde o ensino médio, sempre fui fascinada pelas reações químicas, o que me motivou a ingressar no curso de Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2010. Durante a graduação, a disciplina de Cinética Química rapidamente se destacou como uma das minhas favoritas, despertando ainda mais meu interesse pela área das reações químicas.
Meu primeiro contato com o universo da catálise ocorreu ainda durante a graduação, durante minha primeira iniciação científica no laboratório de Fotoquímica do Instituto de Química da UFRJ, atuando na área de fotocatálise. Essa experiência foi decisiva para despertar meu entusiasmo pela pesquisa científica. Mais adiante, já na reta final do curso, cursei a disciplina de Catálise Heterogênea, ministrada pelo professor Fabio Toniolo, cuja abordagem me encantou e me levou a procurá-lo futuramente como orientador para o mestrado.
Concluí a graduação em 2015, com ênfase em Petróleo e Gás Natural – Refino e Processamento, através do Programa de Recursos Humanos da ANP e Petrobras (PRH13). Em 2016, motivada pela excelência acadêmica e pelo reconhecimento do programa de pós-graduação, iniciei o mestrado no Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Àquela altura, já estava convicta da área de pesquisa que queria seguir: a catálise heterogênea. Iniciei então minha pesquisa no Núcleo de Catálise (NUCAT) orientada pelo prof. Fabio Toniolo, desenvolvendo uma dissertação focada na conversão de etanol em produtos de maior valor agregado, utilizando catalisadores baseados em óxidos de nióbio e zircônio modificados. O trabalho contou com a coorientação da pesquisadora Clarissa Perdomo, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
Dando continuidade à trajetória acadêmica, ingressei no doutorado no mesmo programa e aceitei o desafio proposto pela Clarissa: trabalhar com catalisadores monolíticos. Desenvolvi então uma tese sobre a síntese de catalisadores de níquel suportados em monolitos cerâmicos para aplicação na reforma a vapor do metano, realizando parte dos experimentos no INT. Essa experiência construiu meu conhecimento na preparação e caracterização de catalisadores monolíticos.
Durante o doutorado, tive ainda a oportunidade de realizar um estágio sanduíche no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP-CSIC), em Madrid, Espanha, onde aprofundei meus conhecimentos em técnicas avançadas de caracterização, como a espectroscopia Raman operando, aplicada a estudos sob condições reacionais.
Atualmente, continuo atuando na área de catálise heterogênea como pesquisadora de pós-doutorado, desenvolvendo projetos focados na conversão de CO₂, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes voltadas à valorização de fontes renováveis de carbono.
]E assim se completam quase 15 anos de trajetória na UFRJ — como uma boa carioca que não quer abandonar o Rio — e quase 9 anos de dedicação ao NUCAT, onde tive o privilégio de construir minha formação acadêmica e científica pelo convívio com excelentes pesquisadores e amigos.
Prêmio “Tese de Doutorado em Catálise 2025”
A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Dr. Iago William Zapelini como vencedor do Prêmio “Tese de Doutorado em Catálise 2025”.
O prêmio é uma iniciativa bienal da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) com patrocínio da EVONIK. O objetivo é reconhecer e incentivar recém-doutores cujos trabalhos tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da catálise no Brasil.
O Dr. Iago William Zapelini graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos em 2017, ano em que ingressou no PPgEQ-UFScar, desenvolvendo pesquisa na área de catálise usando silicatos básicos de alta acessibilidade para transesterificação. Foi orientado pelo professor Dr. Dilson Cardoso no LabCat, com dissertação defendida em 2019. No mesmo ano iniciou seus estudos de doutorado no mesmo grupo, ainda orientado pelo professor Dilson. Sua tese teve como objetivo explorar os intermediários que se formam durante a cristalização de zeólitas LTA e MFI, encontrando materiais que contém sítios catalíticos altamente acessíveis para reações de condensação e desacetalização. No ano de 2022 realizou doutorado sanduíche no Laboratoire Catalyse et Spectrochimie, na França, sob orientação da Dra. Svetlana Mintova, aprofundando os estudos sobre a caracterização e uso de silanóis em zeólitas. Após a defesa da tese, em 2023, realizou pós-doutorado no GPCat do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, sob supervisão do Prof. Dr. Leandro Martins, em um projeto relacionado à conversão catalítica do etanol em hidrocarbonetos. Todos esses estudos foram financiados pela FAPESP. Desde julho de 2024 é docente permanente do Departamento de Engenharia da Faculdade de Engenharia e Ciências da Unesp de Rosana, onde desenvolve pesquisas sobre aplicação de sólidos porosos em catálise e adsorção.
O Prof. Iago apresentará uma keynote durante o 23º CBCat que acontecerá, entre os dias 21 e 26/09 em Natal, RN.
A Comissão Avaliadora do prêmio foi composta por:
Gustavo Castro - EVONIK
Luis Pontes - Regional 1
José Gregório - Regional 4
Boa notícia para quem ainda não garantiu presença no 23º CBCat!
As inscrições com desconto foram prorrogadas até o dia 07 de julho! Esta é a sua chance de participar do principal evento de Catálise do país com condições especiais.
Confira a tabela com os valores e datas AQUI!
Garanta já sua vaga com desconto e venha fazer parte deste grande encontro da comunidade catalítica!
Prêmio Pesquisador em Catálise 2025
A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Professor Christian Wittee Lopes (Departamento de Química/UFPR) como vencedor do prêmio "Pesquisador em Catálise 2025".
O prêmio contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.
O Professor Christian Wittee Lopes graduou-se em Química Industrial em 2012 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI. Obteve o título de Mestre em Química em 2014 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Neste período, orientado pelos professores Sibele Berenice Castellã Pergher e Marcelo Luis Mignoni, estudou a Síntese de zeólitas tipo TON utilizando um sal de imidazólio como agente direcionador de estrutura. Obteve o título de Doutorado em Química Sustentável pela Universitat Politècnica de València, UPV, Espanha em 2018, sob orientação do Dr. Fernando Rey e coorientação do Prof. Giovanni Agostini, estudando a caracterização de espécies metálicas sobre materiais porosos por espectroscopia por absorção de raios-X in situ. Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2019 a 2023, iniciando pesquisas com MOFs voltados à oligomerização de olefinas e dando continuidade à investigação da síntese de zeólitas com OSDAs, coorientando duas alunas de mestrado do PPGQ/UFRGS em parceria com a Profa. Katia Bernardo Gusmão. No ano de 2023, foi contratado como professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde coordena, com a Profa. Francine Bertella, o Laboratório de Catálise e Caracterização de Materiais (LC2M) e desenvolve projetos de pesquisa voltados para a sínese e modificação de materiais porosos, principalmente zeólitas, e caracterização avançada de catalisadores por XAS. Desde 2011, já publicou 40 artigos indexados em diversas revistas nacionais e internacionais, um livro, um capítulo de livro e depositou 4 patentes.
O Prof. Christian apresentará uma keynote durante o 23º CBCAT que acontecerá, entre os dias 21 e 26/09 em Natal, RN.
A Comissão Avaliadora do prêmio foi composta por:
Professor Adonay Rodrigues Loiola – UFC – Regional 1
Professor Fábio Souza Toniolo – UFRJ – Regional 2
Professora Janaina Fernandes Gomes – UFSCAR – Regional 3
Professor Marcelo Priebe Gil – UFRGS – Regional 4
As inscrições com desconto para o 23º Congresso Brasileiro de Catálise (CBCat) estão abertas até o dia 30 de junho de 2025. Essa é a oportunidade ideal para garantir sua participação no maior evento da área de Catálise no Brasil, com condições especiais.
O CBCat reúne pesquisadores, estudantes, profissionais da indústria e representantes de instituições públicas e privadas, promovendo a troca de conhecimentos, a apresentação de avanços científicos e a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento tecnológico do país.
Data: 21 a 26 de setembro de 2025.
Local: SERHS Natal Grand Hotel. Av. Senador Dinarte Medeiros Mariz, 6045 - Natal, 59090002 – Brasil
Não deixe para a última hora! Faça sua inscrição dentro do prazo e aproveite os valores reduzidos.
Inscreva-se agora e garanta sua vaga!