O INM – Instituto Leibniz para Novos Materiais, localizado em Saarbrücken (Alemanha), está com vaga aberta para Doutorado em Microscopia Eletrônica de Materiais Funcionais Macios. A oportunidade é vinculada ao Departamento de Microscopia Eletrônica Inovadora, que desenvolve e aplica metodologias avançadas de microscopia eletrônica para a caracterização, em escala nanométrica e atômica, de materiais funcionais macios e suas interfaces, com foco especial nas interfaces entre materiais macios e duros.
Sobre o projeto
A posição de doutorado integra o projeto E-MOSAIC, voltado ao desenvolvimento de abordagens de microscopia eletrônica para a caracterização de materiais híbridos complexos em escala atômica.
Como membro da equipe do projeto, o(a) doutorando(a) contribuirá para o estabelecimento e aplicação de fluxos de trabalho de baixa dosagem de elétrons na análise da estrutura local de materiais funcionais macios — incluindo materiais semicristalinos e amorfos — por meio de difração de elétrons e espectroscopia de perda de energia de elétrons (EELS).
Além disso, o(a) pesquisador(a) aplicará métodos estatísticos para análise combinada dos dados obtidos, visando recuperar informações sobre coordenação local e composição química desses materiais em escala nanométrica.
Perfil desejado
• Mestrado em Química, Ciência dos Materiais, Física ou área correlata;
• Forte interesse em microscopia eletrônica de transmissão e/ou técnicas de espectroscopia;
• Experiência prévia em caracterização de materiais utilizando técnicas de microscopia e/ou espectroscopia será considerada uma vantagem;
• Capacidade de atuação em equipe internacional e multidisciplinar;
• Excelentes habilidades de comunicação e redação científica;
• Domínio da língua inglesa (obrigatório) e conhecimento de alemão (desejável).
O que o INM oferece:
• O instituto oferece excelentes condições de pesquisa e desenvolvimento científico, incluindo:
• Integração em uma equipe dinâmica e ambiente colaborativo no campus de pesquisa de Saarbrücken;
• Acesso a equipamentos de ponta, como microscópios eletrônicos de transmissão com correção de aberração e diferentes microscópios eletrônicos de varredura;
• Apoio institucional para publicação e apresentação de resultados em revistas científicas e conferências nacionais e internacionais;
• Pacote de benefícios abrangente, com horário de trabalho flexível, possibilidade de trabalho remoto e plano de previdência complementar.
Informações sobre a vaga
• Data de início: o mais breve possível
• Nível salarial: E13 TV-L 60%
• Duração do contrato: três anos (com possibilidade de extensão)
As candidaturas devem incluir CV, lista completa de publicações, carta de motivação (máx. 1 página) e duas cartas de recomendação, enviadas até 15 de novembro de 2025, exclusivamente pelo sistema online do instituto.
Candidaturas: https://www.leibniz-inm.de/en/joboffers-2/
Contato
INM – Instituto Leibniz para Novos Materiais gGmbH
Campus D2 2, 66123 Saarbrücken, Alemanha
Acesse o site AQUI
Contato:
Prof.ª Dra. Nadja Tarakina
Chefe do Departamento de Microscopia Eletrônica Inovadora
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Compromisso institucional
O INM adota uma cultura corporativa aberta e acolhedora, que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades. O instituto possui política certificada de apoio à família, com condições que favorecem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, incluindo horário flexível e trabalho remoto.
Candidaturas de mulheres são fortemente incentivadas, e pessoas com deficiência recebem prioridade em caso de qualificações equivalentes.
Para mais informações acesse AQUI


