Rusi, como gosta de ser chamada, sempre estudou na rede pública de ensino, sua formação acadêmica teve início na Universidade Federal de Roraima (UFRR), sendo posteriormente consolidada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foram concluídos o bacharelado, o mestrado e o doutorado em Química. Desde a graduação, as atividades de pesquisa foram direcionadas à área de catálise heterogênea, com ênfase na preparação e caracterização de catalisadores metal suportado bem como os superácidos à base de mistura de óxidos, em especial o TiO₂. Esses materiais foram aplicados em reações de isomerização de alcanos e na decomposição catalítica do metano visando à produção de hidrogênio e carbono ordenado, especialmente nanotubos de carbono.
Desde 2008, como docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tem desenvolvido e coordenado projetos que integram a síntese de catalisadores a aplicações em processos ambientalmente sustentáveis, incluindo a conversão de biomassa, valorização de resíduos agroindustriais e produção de insumos com alto valor agregado.
Atualmente, é professora Titular, e lidera um novo eixo de atuação que busca conectar os conhecimentos em catálise e ciência dos materiais ao projeto da Reserva Nacional de Surf da Praia do Francês. Por meio da UFAL e do Instituto Surf Carapeba, iniciativas estão sendo implementadas com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a preservação de ecossistemas costeiros e o reaproveitamento de resíduos sólidos locais. Trata-se de uma proposta interdisciplinar que fortalece a atuação da universidade pública na interface entre ciência, meio ambiente e sociedade.