Accessibility Tools

Ir para o conteúdo
GovBR

30 05 Chayene NoticiaSou engenharia química e durante a graduacao na UNIPAMPA fui cativada pelo potencial dos materiais. Durante o TCC, mergulhei na síntese de meios filtrantes a partir da sílica da casca de arroz - resíduo na nossa região - percebi como a ciência tem o poder transformador. Com apoio do professor Felipe Berutti nas caracterizações, descobri a magia da estrutura dos materiais, foi também ali que entendi que queria ser cientista. No mestrado, na UFSM, sob orientação do professor Edson L. Foletto, mergulhei na síntese de espinélios e na fotocatálise. Ali, a faísca da catálise se acendeu. Aprendi sobre ciência, síntese e principalmente escrita científica. A SBCat entrou na minha vida nesse periodo com o CBCat, meu primeiro congresso, primeira apresentação oral, e marcou o início de minha trajetória. Embora tenha enfrentado críticas no mestrado, como ouvir que fotocatálise “não era catálise heterogênea” ou que minhas publicações só existiam pela minha orientação, usei essas experiências como impulso. Fui aprovada em 1º lugar no processo seletivo do doutorado do PPGEQ da UFSCar. Sob orientação do professor Mansur e colaboração da professora Elisabete Assaf, tive liberdade para desenvolver catalisadores de níquel suportados em céria e zircônia, aplicados à tri-reforma do metano, com foco no uso de líquidos iônicos como templates.
O professor Dilson Cardoso me guiou no entendimento dos surfactantes e suas interações, ampliando minha base científica. Eu nem sabia, mas esse conhecimento geraria uma patente no futuro. Nesse período que nasceu minha paixão por radiação síncrotron, cada beamtime era uma chance de aprender – eu estava em todos. Durante os experimentos de XPS no LNLS, aproximei-me da Dra. Cristiane Rodella, cuja energia e dedicação me inspiram até hoje. Essa conexão redefiniria minha trajetória, por indicação dela iniciei meu primeiro pós-doc em um grupo de pesquisa em baterias. Lembro do professor Dilson comentando que eu estava “na contramão”, numa analogia ao rumo que ele havia seguido em sua carreira, e de fato, era um novo caminho. Os professores Gustavo Doubek e Rubens Maciel Filho, da UNICAMP, confiaram em mim e me permitiram aplicar minha bagagem catalítica e experiência com síncrotron em baterias Li-ar, unindo catálise e eletroquímica. Desenvolvi um projeto premiado ao lado da mestranda Leticia M. S. Barros, e conquistamos uma patente licenciada pela Shell, sobre o uso de líquidos iônicos como catalisadores em eletrólitos para baterias. Mais do que resultados técnicos, essa fase me proporcionou crescimento humano e científico, agregando valores que não cabem no Lattes. O que começou com materiais naturais na fronteira do Brasil se expandiu para o mundo. A Cris, sabendo da minha paixao por sincrotron e minha vontade de me dedicar as linhas de luz, direcionou uma vaga de pós-doc aberta na linha de luz microXAS do SLS (Suíça), era o empurrao que eu precisa para alsar voos mais altos. Sem pretencao de ser aprovada foi que transitei da catálise para a eletroquímica, das bancadas e linhas de luz brasileiras às linhas de luz na Suíça. Sob supervisao do Dr. Dário Ferreira Sanchez na microXAS aprofundei-me em imageamento químico de catalisadores, utilizando radiação síncrotron e feixes de nêutrons (SINQ). Estabeleci colaborações e tive o prazer de um beamtime no MAXIV Laboratory, unindo o grupo PAINEIRA (LNLS) e a microXAS (SLS). Ali vi na prática, o que significa fazer pontes entre áreas, construindo ciência com trabalho em equipe. Hoje, sou pesquisadora na NTNU (Noruega) e sigo com olhar catalítico, atuando com caracterizações avançadas aplicadas à precipitação de sais, CCS e degradação de baterias. Na Noruega, onde a ciência encontra respiro e flexibilidade, nasceu meu maior amor, eu e o Nicholas Canabarro, co-catalisador dessa jornada, temos espaco para avancar na ciencia e criar a Maria Antonia. Quem sou? sou feita de gratidão e de resiliência e tenho vontade de fazer a diferença- bridging fields, como gosto de dizer.

Topo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.