Ao ingressar no curso de Bacharelado em Química na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), imediatamente tive um fascínio com a possibilidade de construir moléculas. Logo no primeiro ano iniciei minhas atividades de IC no Laboratório de Estrutura e Reatividade Compostos Inorgânicos (LERCI) sob a orientação do Prof. Dr. Alzir A. Batista, onde tive a oportunidade de trabalhar em projetos nas áreas de eletroanalítica, bioinorgânica e catálise. Na catálise, principalmente incentivado pela minha coorientadora Dra. Claudia Rodrigues (in memoriam), encontrei uma área em que eu realmente me identificava devido a sua multidisciplinaridade. Aprendi que com os catalisadores era possível não apenas construir moléculas, mas também realizar essa tarefa de forma sustentável.
Ainda durante a graduação, fui contemplado com a bolsa do Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF) da CAPES na University of Glasgow em Glasgow/Reino Unido. Além de aprimorar a língua inglesa, bem como ampliar meus horizontes e visão de mundo, tive a oportunidade de realizar a parte experimental do TCC no laboratório do Prof. Dr. Andrew Sutherland. Naquela época estava especialmente interessado em conhecer como a catálise era aplicada em diferentes reações e, particularmente, interessado em reações one-pot. Ao retornar ao Brasil, os resultados obtidos na University of Glasgow foram incorporados ao TCC com o título de “Estratégias sustentáveis em síntese orgânica multietapas: definição e aplicação de reações one-pot”, o qual foi orientado pelo Prof. Dr. Marco A. B. Ferreira (UFSCar), e aprovado com sucesso.
Ao terminar a graduação, decidi ingressar no mestrado em um grupo especializado em catálise. Foi na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que encontrei a orientação da Profa. Dr. Elena V. Gusevskaya. Juntamente com o Prof. Dr. Eduardo N. dos Santos, A Profa. Elena é responsável pelo único grupo de pesquisa no Brasil voltado para a reação de hidroformilação. Em 2018, defendi a dissertação de mestrado intitulada de “Hidroformilação de Álcoois Biorrenováveis Catalisada por Complexo de Ródio” com 6 meses de antecedência. Dando sequência nos estudos, ingressei no doutorado na UFMG sob a orientação da Profa. Elena V. Goussevskaia e coorientação do Prof. Eduardo Nicolau dos Santos. Naquela época queria entender mais sobre a relação entre a universidade e indústria e os passos para a inovação e acabei ingressando também em um MBA em Gestão de Negócios na Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Essa formação vem sendo de ajuda nos dias incorporando aspectos de gestão no laboratório.
Durante o doutorado, tive a oportunidade de realizar um período sanduiche sob a orientação do Prof. Dr. Matthias Beller, no Leibniz Institute for Catalysis (LIKAT) em Rostock/Alemanha, reconhecido internacionalmente como um dos mais renomados cientistas na área de catálise. Ao retornar ao Brasil, a tese “Processos sustentáveis de hidroformilação: solventes verdes, tecnologias one-pot e catalisadores de cobalto” foi defendida com sucesso, sendo agraciada com o Prêmio UFMG de Teses (UFMG, 2023) na categoria Química, Grande Prêmio UFMG de Teses (UFMG, 2023) na grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e com o Prêmio CAPES de Teses (CAPES, 2023).
Durante a minha trajetória na pós-graduação recebi diversos reconhecimentos incluindo o Prêmio Victor Teixeira da Silva (SBCat, 2021), Prêmio Jovem Pesquisador (RSC/JP-SBQ, 2021) e Prêmio CAS Future Leaders Top 100 Program (CAS, 2023). Tenho orgulho de ser membro da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) desde quando ainda no mestrado tive a oportunidade de ir ao congresso em Ouro Preto-MG. Atualmente, atuo como Professor substituto e pesquisador em nível de pós-doutorado na UFMG, sendo revisor de periódicos de diversas revistas da área de Catálise. Na pesquisa me dedico a explorar aspectos sustentáveis para a valorização da matéria prima biorrenovável utilizando catalisadores homogêneos, heterogêneos e eletroquímica.