Nascido e criado na península Itapagipana, em Salvador-BA, desde a infância, fui inspirado pelas histórias do meu pai, um aposentado da Petrobras, sobre os processos de extração e refino de petróleo na Bahia. Essa influência me levou a escolher sem hesitação o curso de Química na UFBA.
Ao entrar no Instituto de Química da UFBA, fui abençoado com professores incríveis que me incentivaram a mergulhar no mundo da pesquisa. No meu segundo semestre, tive a honra de ser o primeiro aluno de iniciação científica do Prof. Dr. Emerson Sales (IQ-UFBA). Com paciência e sabedoria, ele me guiou nos primeiros passos da catálise heterogênea. Mesmo com recursos limitados, fomos acolhidos pela equipe do Laboratório de Catálise (LABCAT-IQ-UFBA), onde começamos nossos estudos na síntese e caracterização de catalisadores de paládio. Sou eternamente grato à Profa. Dra. Heloysa Andrade (IQ-UFBA) por nos receber no LABCAT.
Um dos resultados dessas pesquisas me levou a apresentar um trabalho no 10º Congresso Brasileiro de Catálise (BA), onde tive a oportunidade de conhecer e aprender com renomados pesquisadores na área da catálise. Após esse congresso, me tornei membro da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCAT).
Sempre fui fascinado pelo mundo nanométrico. Durante a graduação e o mestrado, estudei a interação de diferentes íons e complexos de paládio com a superfície de vários suportes (alumina, céria, óxidos de vanádio, zeólitas e silicatos), culminando com o desenvolvimento de catalisadores de paládio suportados em alumina para a hidrogenação seletiva de acetileno, que foi o tema da minha dissertação de mestrado.
No doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ-UFBA), sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Pontes (UFBA), um orientador e grande amigo, entrei para o grupo de Catálise e Meio Ambiente (CATAM-UFBA/UNIFACS). Nesse momento, comecei a estudar aditivos de catalisadores de FCC para dessulfurização de combustíveis. A partir desse estudo, que foi o tema da minha tese de doutorado, estabelecemos uma parceria de sucesso com a Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. (FCCSA), graças ao Dr. Lam Yiu Lau, uma grande fonte de inspiração e aprendizado. Nesse projeto, desenvolvemos aditivos para catalisadores de FCC para a redução in situ de compostos sulfurados na faixa da gasolina.
No pós-doutorado, no Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH 36, UFBA), estudei a síntese de catalisadores zeolíticos nanométricos suportados para a redução de compostos sulfurados na faixa da gasolina.
No CATAM, sou grato pela oportunidade de fazer parte de uma grande família científica. Junto com o Prof. Pontes, orientei alunos de iniciação científica, estágio curricular, mestrado e doutorado. Através de um trabalho árduo e consistente, conseguimos produzir resultados significativos, como artigos científicos em revistas de alto impacto internacional, prêmios de melhor trabalho em congressos regionais, nacionais e internacionais, e prêmios na área do empreendedorismo, como o Concurso Ideias Inovadoras (promovido pela FAPESB/SECTI (BA)) e o Prêmio Santander Empreendedorismo.
Atualmente, tenho trabalhado e estudado diversas reações de transformação de biomassa, com foco no desenvolvimento de catalisadores ativos que proporcionem alta seletividade a moléculas plataforma a partir de reagentes de menor valor agregado.
Agradeço o convite da Profa. Dra. Katia Gusmão e Profa. Dra. Sibele Pergher, em nome da SBCat, para compartilhar a minha trajetória. Sou eternamente grato ao meu pai e à minha mãe (in memoriam) por todos os ensinamentos e alegrias, e aos meus irmãos pelo conforto e amor nesta jornada. Rejane, minha esposa, amiga e companheira, que com sua paciência me ensina a viver cada momento. A pequena Sofia, minha filha, que me inspira e me faz feliz a cada sorriso! As conquistas são fruto de muita luta e perseverança, mas sem o apoio e estímulo da família e dos amigos, nada disso seria possível.